Software de Licitação | Saiba o que é e como funciona

Quer se tornar um fornecedor do governo? Então o software de licitação é a solução que te ajudará nessa empreitada para aumentar o faturamento da sua empresa. Saiba neste artigo o que é essa ferramenta, para que serve e quais são os seus benefícios.

Talvez a existência dessa tecnologia seja nova para você e é capaz que esteja curioso para saber como funciona e como ela pode te ajudar.

Bom, esses programas funcionam como facilitadores dos seus negócios, auxiliam as empresas nos processos licitatórios.

O aumento do acesso à informação propiciou a sociedade a fiscalização dos procedimentos de compras do governo, e daí surgiram tecnologias com a intenção de facilitar a compreensão e participação desse processo.

Essas organizações identificaram que os governos demandam por práticas de governança, principalmente no que diz respeito à propagação de informações básicas do processo para a sociedade, motivo pelo qual muitas empresas não participam de licitações. Com a utilização de softwares, o complexo processo de concorrências do governo tornou-se mais acessível, possibilitando uma maior participação das instituições.

Então, saiba também como participar!

O que é Software de licitação

Um software de licitações gerencia uma série de informações sobre os processos licitatórios abertos no país, mantendo-as separadas por tipo de produto. Para cada categoria o programa reúne as solicitações e faz cotações de preços automáticas com os fornecedores cadastrados.

Esse é um sistema interativo e de fácil utilização, que permite a ampliação da divulgação dos editais em aberto.

Ele se destina às empresas que participam de processos licitatórios, com o intuito de fornecer bens ou serviços ao setor público. Sendo assim minimizadas as práticas de compras ilegais.

Do modo convencional, a participação nesse processo exige a existência de toda uma equipe destinada somente para esta tarefa de busca, análise, preparação e acompanhamento da licitação.

Já a utilização de softwares permite ao licitado: economia de tempo nas buscas por editais, possibilitando-o dedicar-se às análises das melhores oportunidades.

Isso gera a diminuição de custos com mão de obra.

Como funcionam os softwares de licitação

Esse sistema operacional realiza o acompanhamento de todas as etapas da licitação, além de monitorar as ofertas da concorrência e dar suporte para a sua formação de preços.

Desta maneira, ele garante maior eficácia na participação desse processo e melhoria de resultados nas vendas da sua empresa.

O programa possibilita a customização de acordo com o ramo da organização, sendo ele compatível com os diversos sistemas operacionais utilizados.

Compacto e flexível, o sistema contempla de forma simples e integrada a racionalização e a agilidade dos processos licitatórios e administrativos, garantindo eficiência operacional e inteligência competitiva.

O operacional proporciona agilidade na administração das seguintes etapas:

→ Análise de editais; → Análise de prazos; → Execução de tarefas; → Emissão de propostas e declarações; → Entrega de documentação; → Controle pós licitatório.

Na área competitiva o software, através de filtros de produtos, regiões e representantes, organiza informações dos seus concorrentes no mercado, como:

→ Preços praticados; → Segmentação de serviços; → Regiões atendidas; → Market share.

Benefícios dos softwares para gestão de licitações

Essa tecnologia, além tornar os processos burocráticos mais rápidos e lucrativos para as empresas, facilita o acesso ao que foi publicado nos Diários Oficiais do governo.

Dessa forma, pessoas interessadas obtêm informações claras relacionadas à idoneidade de quem se aplica aos processos, ou por exemplo: sobre ligações entre gestores de empresas com políticos e servidores.

É importante compreender que a utilização dessas tecnologias constitui-se em um benefício para três setores:

Administração pública

Devido ao aumento da competição e do condicionamento à participação de empresas especializadas.

Empresas privadas

Elas passam a obter mais informações sobre as licitações abertas, possibilitando o aumento do seu faturamento e capacitação para vender para a alta administração.

População

Além de ser beneficiada através da prestação de serviços por parte do setor público, os cidadãos passam a ter mais um canal de informações para fiscalizar as ações dos governantes com precisão.

Quer ser parceiro do governo?

Agora você já conhece os benefícios que um software de licitação pode trazer para sua empresa.

Além de facilitar todo o processo, você ficará por dentro de todos as licitações abertas que possam ser interessantes para seu negócio.

Se quiser ver na prática como funciona, você pode experimentar gratuitamente a nossa ferramenta.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabia que, além das nacionais, também existem licitações internacionais? A seguir, vamos explicar um pouco sobre esse tipo de certame, seus procedimentos e tudo o que você precisa saber para que