Pensando em Adotar um Software para Acompanhamento de Licitações? Não Deixe de Ler Isso!

Você gostaria de contratar um software para acompanhamento de licitações?

Sabe que as empresas têm utilizado, mas ainda tem dúvidas sobre as funcionalidades dessa ferramenta? Gostaria de saber mais sobre como o mercado vem utilizando a tecnologia para otimizar os processos de licitação?

Dúvidas como essas têm tirado o sono de gestores por todo país. Muito se fala das propriedades deste tipo ferramenta. Mas as pessoas ainda têm perguntas sobre o assunto.

No entanto, não se pode ignorar que uma grande parcela de empresários que já aderiu ao software para acompanhamento de licitações tem firmado contratos rendosos e estáveis com órgãos públicos.

Continue lendo que vamos te contar sobre isso!

Saiba como está o mercado para software para acompanhamento de licitações

Você já deve saber, mas nós vamos reforçar. Todo mundo está utilizando algum tipo de tecnologia para obter bons resultados em licitações públicas.

E por que isso acontece? Por dois motivos.

Primeiro porque a tecnologia chegou para inovar as relações comerciais. Veio realmente para impactar o mercado, otimizando as ações e aproximando as oportunidades.

E segundo porque o mercado de licitações tem se mostrado bastante atrativo, tanto pela questão financeira, quanto pela estabilidade dos contratos firmados com o setor público.

A tecnologia e as transformações do mercado

O sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra “Sociedade em Rede” fala sobre a dinâmica econômica e social da era da informação. Segundo ele, a evolução da economia mundial está ancorada na aquisição de novos conhecimentos e no desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar mudanças no setor econômico.

Castells vai além quando aponta que o ser humano alia os novos instrumentos tecnológicos ao sucesso pretendido pelas empresas.

E o estudioso não poderia estar mais atualizado. Na prática, a tecnologia tem operado verdadeiras transformações nas relações de negócio. Eventos que podem ser testemunhados diariamente em empresas dos mais diversos segmentos e os mais variados portes.

Cada vez mais as empresas têm utilizado a tecnologia em suas atividades, otimizando ações e gerando resultados.

Essa realidade tem sido objeto de estudos que apenas atestam o que já pode ser sentido no mercado.

Um estudo realizado pelo ManpowerGourp e apresentado no Fórum Econômico de Davos no início do ano passado, apontou que a tecnologia promete mudar a dinâmica do mercado de trabalho. Ainda conforme o estudo, até 45% das atividades feitas por profissionais já estão sendo ou serão automatizadas.

Com isso, tarefas cognitivas e manuais vão sendo substituídas por softwares, liberando as equipes para que trabalhem outros aspectos da gestão, levando assim a resultados mais satisfatórios.

O mercado de licitações

No Brasil as licitações públicas movimentam R$ 700 bilhões por ano. Isso representa 20% do 20% do PIB – Produto Interno Bruto, segundo estudo recente da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE.

Para 2018, estima-se que o valor gasto em compras públicas supere o montante de dois bilhões de reais em todo o país. Um valor considerável que promete impactar o orçamento de mais R$3,5 milhões estabelecido pela União, no segundo semestre do ano passado.

E olha que esses números se referem somente aos órgãos federais. O cenário é muito mais amplo e as oportunidades acontecem todos os dias, em todos os lugares do país.

O Brasil possui 26 estados, além do distrito federal e 5.570 municípios. Cada um desses poderes possui órgãos que realizam licitações para todas as suas compras, conforme exigência legal.

Isso faz do governo um dos melhores compradores do Brasil. É um mercado atraente, aberto para empresas de todos os portes e propício para vendedores dos mais diversos produtos e serviços, desde pequenas compras de emergência, até grandes volumes de materiais, maquinários e serviços de alta complexidade.

Ou seja, todo mundo pode contratar com o poder público. Basta ter um produto ou serviço a oferecer e descobrir, em todo o território nacional, quem está comprando.

Tecnologia e oportunidade: onde elas se encontram

De um lado a tecnologia; do outro, a oportunidade. E onde esses dois se encontram?

A resposta é simples. Eles se encontram no mercado. E é onde mostram resultados satisfatórios para quem realmente investe e busca níveis mais elevados de competitividade. São elas que levam os negócios a um outro nível. E transformam empreendimentos comuns em empresas vencedoras.

E são essas empresas que estão se destacando na atualidade. E elas fazem isso quando aproveitam as oportunidades: as do mercado de licitações e as oferecidas pela tecnologia.

Elas se destacam quando decidem que querem participar dos processos licitatórios, utilizando as ferramentas adequadas, ampliando as chances de saírem vencedoras.

Além de prepararem suas equipes, as empresas que costumam participar e vencer licitações públicas, se valem de estratégias eficazes. Elas utilizam ferramentas poderosas para descobrir onde estão as melhores oportunidades.

E é por isso que um software para acompanhamento de licitações se tornou indispensável nos dias de hoje.

Saiba mais sobre um software para acompanhamento de licitações

Um software para acompanhamento de licitações vem para agregar valor competitivo às empresas que desejam firmar contratos com o poder público.

O sistema coleta informações acerca das licitações abertas em todo o país, nos mais diversos âmbitos da administração pública, e classifica os editais por categorias.

Um software para acompanhamento de licitações oferece economia de tempo, otimizando a tarefa de preparação para os processos licitatórios.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabia que, além das nacionais, também existem licitações internacionais? A seguir, vamos explicar um pouco sobre esse tipo de certame, seus procedimentos e tudo o que você precisa saber para que