O que são Convênios Administrativos e Como Você Pode se Beneficiar com eles
Você sabe o que são convênios administrativos? Sabe para que servem ou quem pode firmar esses documentos?
Se você não sabe o que são convênios administrativos, você não está sozinho!
Mas calma, que vamos explicar!
Muitas empresas e até mesmo gestores de órgãos públicos acreditam que a única forma de colaboração entre setor público e privado para um determinado fim vem por meio de um contrato precedido por licitação.
O que muitas vezes desestimula prefeitos a buscarem empresas para realizar projetos e parcerias. Afinal, conseguir a aprovação para um edital de licitação nem sempre é fácil.
Mas este é um desânimo um tanto quanto desnecessário.
Há sim, um outro modo onde setor público e privado poderem atuar em parceria sem a necessidade de uma licitação. Que é por meio dos convênios administrativos.
Continue lendo para conhecer essa alternativa às licitações.
O que são os convênios administrativos
Os convênios administrativos são acordos firmados entre partes que buscam a realização de um objetivo em comum.
As partes de um convênio administrativo podem ser tanto de uma entidade pública com outra, ou com uma entidade particular.
É necessário somente que pelo menos um membro de um acordo nos moldes de um convênio administrativo seja um ente da administração pública.
O que difere um convênio administrativo de um contrato é que no convênio são abarcados interesses recíprocos entre os partícipes.
Diferente de um contrato, onde geralmente há uma parte adquirindo um bem ou serviço, e a outra fazendo a alienação. Ou seja, a venda.
No entanto, é preciso salientar que interesses recíprocos não inferem que empresas não possam fazer negócios com o poder público, por meio dos convênios administrativos.
De que forma bons negócios podem ser firmados por convênios administrativos
Como acabamos de saber, os convênios administrativos diferem-se dos contratos pois não exigem licitação prévia.
E também porque eles, diferente dos contratos administrativos, são firmados por duas ou mais entidades que atuarão juntas em prol de um mesmo objetivo.
Agora, o fato de que os partícipes trabalhem com a mesma finalidade, não impede que entes de um convênio administrativo possam se beneficiar em termos de negócios.
Por exemplo, a administração pública e uma empresa podem trabalhar por meio de convênios administrativos a fim de viabilizar um projeto. Que, por sua vez, impulsiona a economia local.
Com essa impulsão, a empresa partícipe pode aproveitar para fechar novos negócios.
Outra vantagem é que participar de um exitoso convênio pode atrair relevância a empresa, o que abre a possibilidade de novos negócios.
Afinal, participar de convênios administrativos bem-sucedidos dá um peso maior à empresa, através do case de sucesso.
Entenda definitivamente a diferença entre contratos e convênios administrativos
Acabamos de entender um pouco mais sobre convênios administrativos e suas diferenças básicas para contratos.
No entanto, ainda existem alguns pontos que devem ser compreendidos, quando se fala de convênios e contratos.
Como se trata de um assunto mais extenso, preparamos um conteúdo exclusivo para esclarecer as diferenças entre um convênio e um contrato administrativo.
Você poderá levar alguns minutinhos para ler o conteúdo com a atenção devida.
Porém, esses minutos valerão muito o tempo empregado. Afinal estamos falando de um conhecimento que pode mudar sua vida, trazendo resultados efetivos aos seus negócios.
Por Fabiano Zucco Advogado especialista em licitações