Licitação Privada – O que é e como funciona?

O processo de licitação pública já é bastante conhecido e divulgado, mas e quanto a cotação privada?

Você sabia que essa forma de aquisição de produtos tem se popularizado entre as grandes companhias?

Se você ainda não conhece esse mercado de licitação privada, leia este artigo e aprenda sobre mais esse mercado que vai gerar lucro para sua empresa!

O Que é Cotação Privada:

Assim como a licitação pública, a cotação privada realiza pregões eletrônicos e pregões presenciais para encontrar o melhor fornecedor.

Essencialmente, é uma modalidade de contratação incorporada por empresas que querem alcançar o maior número de ofertas para os produtos e serviços que necessita adquirir.

Com a maior concorrência, surge mais competitividade, trazendo vantagens tanto para a empresa contratante quanto para a empresa contratada.

A cotação privada é uma alternativa para o procedimento comum de contratação, que amplia o leque de potenciais fornecedores. Além de tornar o processo mais impessoal, poupando o quadro de funcionários.

Como Funciona:

A cotação privada não está submetida à Lei de Licitações nem à Lei do Pregão, isso porque não é originada de órgão público.

Portanto, a empresa que estiver contratando tem o direito de decidir quais os critérios que adotará para realização da cotação.

 Quanto ao seu procedimento, é semelhante ao da licitação pública. A companhia que irá contratar elabora e disponibiliza o edital de convocação.

 No edital deve constar o objeto da cotação e os critérios de julgamento das propostas. Igualmente deve estar presente os requisitos e critérios para a participação do fornecedores.

Além disso, no instrumento convocatório primordialmente deve constar prazos, condições do contrato, clausulas para inadimplência e outras especificações.

Vale destacar que igualmente ocorre nas licitações públicas, ao realizar uma cotação particular a empresa fica obrigada a contratar o fornecedor que ficar em primeiro lugar, ou o subsequente em caso de inabilitação.

Vantagens dessa Modalidade:

 As vantagens de uma empresa privada utilizar a cotação como forma de aquisição de produtos e serviços são inúmeras.

 Essa modalidade traz os mais variados benefícios para o contratantes, já que garante um processo amplo.

Como consequência, trata-se de um processo justo e impessoal, bem como transparente. Isso porque as normas e a forma para a contratação já são pré-estabelecidas e exatamente iguais para todos os interessados.

O processo de aquisição por meio da cotação privada é eficiente pois reúne um número maior de interessados em oferecer seu produto ou serviço.

Garantindo assim que a empresa vai contratar o fornecedor que apresenta maior vantagem.

Isso sem falar na otimização do tempo e dos recursos. Considerando que a empresa contratante não precisará dispor de tempo e funcionários para realizar várias cotações que muitas vezes não tem o mesmo alcance.

Já para os potenciais fornecedores a oportunidade também é valiosa, pois permite obter contratos com empresas variadas, com as quais não tinha contato anterior.

Além do maior alcance das cotações, que muitas vezes permite que empresas de localidades distintas possam contratar, utilizando-se do pregão eletrônico.

Portanto, é possível verificar que o mercado é bastante favorecido com essa forma de contratação.

Como Encontrar Cotações Privadas:

Já ficou claro que as cotações privadas são uma forma eficiente e vantajosa de aquisição de bens e serviços, além de uma oportunidade de negócio excelente para sua empresa.

Mas a dúvida é: Como ficar sabendo de cotações privadas?

A resposta é simples: A Joinsy está trabalhando para trazer mais esse benefício para você!

As oportunidades de negócio no setor privado estarão disponíveis para você em breve, garantindo crescimento no faturamento da sua empresa!

por Fabiano Zucco. Advogado especialista em licitações.

0 visualização0 comentário