Estratégias para Ganhar Licitações

Neste gigantesco mercado, que movimentou mais de R$ 38,56 bilhões só no ano de 2018, muitas empresas querem participar, mas ainda ficam na dúvida.

Se você está iniciando nesse mundo das licitações ou se já é participante ativo, nós queremos te ajudar a otimizar ainda mais seu desempenho.

Pensando em como te auxiliar a ter resultados ainda melhores, nós preparamos 9 dicas.

São 9 estratégias para ganhar licitações, com base nos resultados de sucesso de inúmeros clientes da Joinsy.

Nós decidimos compartilhar essas estratégias para que você possa alavancar sua empresa e conquistar esse mercado.

Leia com atenção essas dicas e aplique na sua empresa aquilo que couber:

1 – Encontre Mercados Pouco Explorados

Muitas empresas quando participam de licitações focam naquelas da sua cidade, região ou estado.

Não há nada de errado nisso. Mas prestar atenção em outras localidades pode render resultados ainda melhores.

Então você precisa pensar: Minha empresa pode vender para outras regiões? Outros estados?

Por exemplo, cidades menores, com poucas empresas normalmente tendem a ter menos concorrência.

Alguns estados apresentam essa mesma característica de pouca procura.

Enquanto cidades e estados maiores tendem a ter mais competitividade. Como por exemplo São Paulo, como é uma cidade grande, muitas empresas procuram oportunidades ali.

2 – Identifique Compradores Privados

O que pouca gente presta atenção é que vencer uma licitação não é a única forma de lucrar nesse mercado.

As empresas que vencem licitações precisam fornecer os serviços ou produtos. Muitas delas não são as fabricantes, e outras vezes empregam outros materiais de forma indireta.

Fique atento ao mercado de licitações, pois as empresas vencedoras podem precisar do seu produto/serviço.

Por exemplo, uma construtora vence uma licitação para construir ou reformar um edifício. Essa empresa vai precisar de diversos materiais como cimento, tijolos, tinta.

Se sua empresa vende esses produtos, essa é uma oportunidade de negócio para você! Entre em contato com a empresa vencedora da licitação e ofereça suas mercadorias.

De forma indireta, o mercado de licitações movimenta tanto dinheiro quanto as contratações públicas em si.

3 – Una-se com Outras Empresas para Licitações Maiores

Muitas vezes sua empresa acaba ficando limitada na hora de participar de licitações.

Seja em razão da qualificação econômico-financeira, por não apresentar índices suficiente. Seja na qualificação técnica, por não possuir atestados suficientes.

Ou ainda, no caso de não prestar todo o serviço pretendido no edital.

Muitas licitações permitem a participação de empresas em consórcio.

Mas o que seria isso? O consórcio de empresas é a união entre duas ou mais empresas para participar de uma licitação.

Assim, essas empresas se unem, unindo suas qualificações. Isso vai permitir que sua empresa participe de licitações maiores!

4 – Procure Licitações com Menor Custo Operacional

Essa dica vai para quem está começando nesse mercado: Procure por licitações que não te tragam muitas despesas.

Se sua empresa é pequena e não tem possibilidade de fazer investimentos iniciais, não tem problema.

Você pode focar em licitações com menores custos para iniciar neste mercado.

Áreas como pequenas reformas, licitações para limpeza, entrega de marmitas e outras tantas oportunidades.

Essas licitações menores vão permitir que sua empresa ganhe experiência e se estruture.

5 – Localize Licitações Desertas

Licitação deserta é aquela que não teve nenhuma empresa interessada. Ou seja, é uma licitação que não teve participação ou concorrência.

Por incrível que pareça, licitações desertas, sem nenhum participante, são bem comuns.

Isso acontece por dois motivos:

1º – Produtos ou serviços que tem pouca oferta. 2º – Mercados pouco explorados (cidades ou estados com baixa concorrência).

Assim, você pode aproveitar para se especializar em oferecer produtos ou serviços pouco visados por outras empresas. Ou ainda, como tratamos no tópico 1, levar seus produtos/serviços para outras regiões.

A parte importante é identificar essas licitações desertas e aproveitar essa oportunidade para faturar.

Mas como encontrar licitações desertas? Continue lendo que nós vamos te explicar.

6 – Faça Sempre um Checklist da Documentação

Ao participar de uma licitação, muitas empresas acabam perdendo por erros simples.

É muito comum que uma empresa esqueça algum documento, tenha uma certidão vencida, ou um atestado inválido.

Por isso, é sempre bom lembrar: O edital é a parte mais importante de qualquer licitação.

Você deve ler o edital com atenção pelo menos 2 vezes. Aproveite para marcar todas as exigências e documentações necessárias.

Confira todos os documentos e validades com atenção.

Pode parecer simples, mas é uma dica que pode garantir sua contratação.

Como dito, é muito comum as empresas ser inabilitadas por falta de documentos ou documentos incompletos.

Já pensou: Você investe tempo e preparo, formula proposta, participa dos lances, ganha como melhor preço! Tudo para ser inabilitado por estar com uma certidão vencida?

Por isso é necessário atenção redobrada, para que você vença a licitação por completo!

7 – Defina quais Produtos quer Vender

Ter foco, especialmente para quem está começando, é muito importante!

Se sua empresa trabalha com reformas, foque nessa área. Se vende produtos de escritório, foque nisso.

Tentar oferecer produtos ou serviços muito variados pode acabar comprometendo sua capacidade.

Estabelecer um mercado e estruturar a empresa para ser competitiva é mais rentável do que tentar muitas atividades de forma simultânea.

Conhecer o seu mercado é uma das estratégias para ganhar licitações

8 – Conheça a Fundo o Mercado dos seus Produtos

Essa estratégia para ganhar licitações é uma dica muito valiosa. Isso porque em qualquer mercado, é importante conhecer a concorrência.

É através desse conhecimento que você pode formular preços, estabelecer margem de lucro, verificar possibilidades.

Conhecer como outras empresas atuam e ofertam é um passo importante para quem é licitante.

Isso porque te permite estabelecer critérios de preço de forma mais real e lucrativa.

Você deve estudar seus concorrentes, seus pontos fracos, para se preparar para os editais onde tem mais chance de vencê-los.

Mas como ter acesso à essas informações tão importantes e relevantes?

Continue lendo que nós vamos te mostrar.

9 – Tenha Acesso ao Maior Número de Licitações

Quanto mais editais você tiver conhecimento, mais as chances de vitória.

Não apenas porque te permite participar de mais licitações, mas porque são informações valiosas de como está se comportando o mercado.

Ainda, como é possível ter conhecimento de editais de outras cidades? De outros estados? E até de outros países?

Existem duas formas para que você encontre licitações:

1º – Você procura manualmente. Todos os dias, precisa entrar em todos os sites de prefeituras, governo estadual, governo federal e dos outros órgãos públicos. Abre edital por edital e confere aqueles que são da sua área.

O problema é que isso tomaria horas. E você provavelmente não conseguiria olhar nem metade. Você perde tempo e dinheiro, além de inúmeras oportunidades.

2º – Você pode receber todos os editais da sua área de interesse no seu e-mail, diariamente.

Acredite, a Joinsy oferece isso para você. Todos os dias, nós enviamos as oportunidades de negócio para sua empresa.

Você cadastra as áreas de interesse e pronto, recebe tudo no seu e-mail.

Mas não apenas isso, a Joinsy também oferece informações de mercado. Licitações desertas, resultados de licitações, valores dos concorrentes.

Todas essas informações disponíveis para que você tenha sucesso ao participar de licitações.

São dezenas de vantagens que quem usa nossa ferramenta, sai na frente nesse mercado.

Por Paula Elaine Giovanella Gandolfi Advogada Consultora em Licitações

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