Entenda o Edital de Licitação – O que é importante observar ao ler um Edital?

Toda semana falamos de algum assunto muito importante, sempre pensando em facilitar sua vida!

E hoje, mais uma vez, vamos tratar de um conteúdo essencial que fará toda diferença na sua participação nas licitações.

Afinal, dicas são sempre bem vindas, não é mesmo?

Então a seguir, vamos falar sobre o Edital de Convocação, e o que você deve prestar atenção ao ler quando tiver interesse em uma licitação, para que sua empresa tenha sucesso.

Vamos lá?


INSTRUMENTO CONVOCATÓRIO


Você sabia que instrumento convocatório e edital de licitação podem significar a mesma coisa? São apenas formas diferentes de nomear o mesmo documento que está convocando os interessados para a licitação, então agora você já sabe.

Ser surpreendido quando falamos de licitação normalmente não é algo que desejamos, pois ao participar de uma licitação quanto mais certeza e mais seguro estiver melhor é.

E existe um modo de evitar surpresas indesejadas: ficar atento ao edital.

A princípio pode parecer uma dica simples, mas é de extrema importância, pois o edital é o que rege todo o processo licitatório.

Em outras palavras, é ele quem dita as regras para o bom andamento da licitação e traz também detalhes sobre o produto ou serviço que será contratado.

O edital é a parte mais importante da licitação, e na maioria das vezes é um documento extenso, recheado de informações que você precisa saber para ter mais chances de alcançar a vitória na licitação.

Além do edital em si, por muitas vezes o órgão que está promovendo a licitação disponibiliza alguns anexos, que trazem mais informações referentes ao objeto que se deseja contratar.

Nesse sentido, é importante também mencionar o anexo chamado termo de referência, que além de trazer detalhes sobre o produto ou serviço contratado, pode trazer em si os prazos, datas de entrega, como será o pagamento e as especificações técnicas também.

Ler o edital com atenção é o primeiro passo ao se interessar em uma licitação e essa análise é crucial para saber se sua empresa está apta e tem o que é necessário para participar da disputa.

Lembre-se que um participante atencioso, que se atenta às informações tem mais chance de ser sucesso nas licitações em que fizer parte.

Mas afinal, no que você deve prestar mais atenção quando for analisar um edital? Continue a leitura e não perca essas dicas!


FIQUE ATENTO AO EDITAL DE LICITAÇÃO


Agora você já sabe que o edital de licitação é um instrumento onde a Administração reúne as condições e exigências licitatórias para a contratação de serviços ou fornecimento de produtos.

Em um primeiro momento, se você está iniciando no ramo das licitações pode parecer que é complicado e difícil identificar as informações mais importantes, como documentação e valores, por exemplo.

Mas fique tranquilo, vamos te contar alguns pontos que merecem destaque e alguns detalhes sobre cada um.

Preparado?


HABILITAÇÃO


O primeiro assunto que vamos abordar é a habilitação, mais especificamente sobre os requisitos solicitados pelo órgão.

Pois existem diversos pontos que precisam de atenção, mas os requisitos de participação são os que definem os critérios que o órgão utilizará para escolher um dos concorrentes.

Principalmente para que você não perca seu tempo, ao formular e enviar uma proposta onde sua empresa não se qualifique. Então a leitura é importante até na análise inicial para saber se tal licitação é viável participar.

Então observe os itens habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista. Uma dica é fazer um checklist de todos os documentos solicitados nesses itens e ir marcando o que já possuir. Se deseja saber mais especificamente sobre cada um desses itens, confira nosso artigo que trata dos documentos exigidos em licitações.

Caso aconteça de você fazer a leitura e ao chegar nos atestados de capacidade técnica, por exemplo, e veja que não está apto para participar de determinada licitação não se preocupe.

Aproveite essas oportunidades para adquirir conhecimento e até experiência na análise de editais, bem como identificar as falhas de sua empresa ou o que melhorar para se qualificar para as próximas disputas.


PRODUTO, AMOSTRA e PROPOSTA


Parece óbvio que é preciso analisar o produto, o objeto da licitação, mas muitas vezes no ímpeto de vencer licitações, as empresas desejam participar de todos os certames sem analisar com cuidado informações básicas.

Então sim, você deve ler e entender sobre o produto. Identifique o local de entrega, é possível enviar o objeto? Qual é o prazo de entrega? Validade do produto?

Responda todas as questões antes de ingressar em uma disputa.

Da mesma forma sobre a amostra, foi solicitada? Qual a quantidade de amostra, prazo e local de entrega? Se você sabe tais informações é mais um ponto positivo, de que está no caminho certo, fazendo uma leitura correta do edital.

Agora falando da proposta, ao elaborar esse documento é preciso ter muita atenção e responsabilidade. Então busque no edital no mínimo as seguintes informações: Qual a validade da proposta? Existe valor de referência?

E busque por demais informações adicionais que o órgão possa mencionar sobre a proposta, antes de formular a sua.


PRAZOS


Em uma única licitação existem diversos prazos, para cada etapa da disputa. E você encontra cada um deles no edital, basta ler.

É preciso ficar atento para não perder nenhuma oportunidade, como deixar de enviar a proposta até a data estabelecida, pois não é possível fazer o envio quando o prazo se encerra.

Existem princípios nas licitações que não permitem que algum competidor tenha mais vantagens que outros, por isso, uma vez perdido o prazo, o órgão não poderá aceitar.

Procure também nos editais quais as datas das etapas, como a abertura dos lances por exemplo, para estar ciente de como será o andamento daquela disputa.

Uma dica extra, mas também importante é sobre os Anexos, que como o nome indica, são os documentos que vão além do documento principal.

Mas também fazem parte dos editais os anexos como Termos de Referência, Projeto Básico ou Projeto Executivo, Minuta de Contrato, Modelo de Declarações e Documentos Complementares, Local de Entrega do Produto, Local de Execução dos serviços, etc.

Não necessariamente todos os editais possuem esses anexos, porém vale a pena conferir para não perder nenhuma informação que te aproximará da vitória!


CONTE COM A JOINSY


Até aqui você já pode entender o quão fundamental é realizar uma boa leitura do edital antes de começar a participar de uma licitação.

E mais ainda, com certeza será um diferencial que vai destacar sua empresa ao cumprir todos os requisitos.

Nós sabemos que em um primeiro momento, pode bater uma insegurança ao fazer a leitura. Alguns até se assustam pelo tamanho do documento ou pela linguagem mais jurídica.

Porém não se preocupe, você é capaz! O que você precisa é de alguém te orientando e passando dicas valiosas. Felizmente, nós da Joinsy, fazemos isso para você.

Se você realmente deseja vencer licitações e fechar grandes contratos com o governo, conte conosco! Seja nosso cliente ainda hoje, contratando nosso plano inicial gratuito, e tenha nosso time trabalhando ao seu favor.

Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso aos nossos conteúdos exclusivos!


CONCLUSÃO


O processo licitatório com certeza ficará mais fácil se você aplicar essas dicas no seu dia a dia.

É muito importante dar valor ao edital pois é ele que rege a licitação, trazendo todas as informações necessárias para sua participação.

Fique atento também para manter seus documentos sempre organizados e atualizados, conforme disposto no edital.

E saiba que o objetivo da Joinsy é facilitar sua vida e te levar ao sucesso!

Conte conosco e tenha a tecnologia a seu favor, faça um cadastro gratuito hoje mesmo e se surpreenda com o quanto facilitará sua vida.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo