Edital de Licitação: O Que é Mais Importante Observar

O Edital de licitação é, com toda certeza, um dos componentes e documentos mais importantes em toda e qualquer licitação pública.

Sempre que uma licitação pública é concedida e colocada em curso, empresas buscam conhecer cada detalhe de seu edital, com grande velocidade.

Afinal, ganhar uma licitação é ótimo para empresas de qualquer mercado que possa atender a instâncias de governo.

Agora, algo que muitas empresas ainda desconhecem na hora que tem o edital de licitação em mãos, são quais os pontos mais importantes a serem observados.

E são justamente sobre esses pontos que vamos falar na continuação deste conteúdo.

Portanto, se deseja aumentar ainda mais suas chances de vencer uma licitação e enxergar o que poucas empresas veem nos editais, continue lendo.

Entendendo de modo definitivo, o que é um edital de licitação

O Edital de Licitação é o ato convocatório. Também conhecido como convite, voltado a empresas e prestadores de serviços. O objetivo é atender a uma demanda de governo, a licitação.

Sendo que esta demanda pode se tratar da aquisição de alguns produtos. Ou mesmo de locação, realização de uma obra ou necessidade de outros tipos de serviços. O que estará previsto nos termos de contrato.

Então, o edital de licitação estabelece todas as regras do processo de licitação para as empresas interessadas. Ou seja, nele estão contidos os documentos de habilitação, meios de julgamento das propostas, sanções, condições de participação, prazos, especificações de objeto, etc.

O Edital de Licitação é divulgado para todas as empresas interessadas em concorrer a licitação, a fim de atender o Princípio de Publicidade.

Que partes de um edital de licitação merecem um olhar mais atento

É importante que todo o edital de uma licitação pública seja lido com bastante atenção.

Afinal, é ele que estabelece as regras e exigências para o todo o processo de uma licitação. Desde as candidaturas de empresas até a definição de um vencedor.

Mesmo assim, existem alguns pontos dentro de uma licitação pública que devem ser observados com o máximo cuidado. São as regras para participação, as sanções em caso de inadimplemento e regras de conduta. Essas que podem decorrer na suspensão do direito de participar da licitação pública.

Porque o foco maior deve ser dado a esses pontos

Um contrato de venda, obra, prestação de serviços ao governo é algo muito vantajoso para qualquer empresa.

Afinal, não é preciso negociar preços concedendo descontos. E o risco de não receber é baixo na maioria das instâncias de governo.

Assim, é importantíssimo ficar atento aos pontos mencionados acima. Para não correr o risco de ficar fora da competição pela licitação. Ou, já no caso de vitória, ter problemas com o governo por conta do descumprimento de algum compromisso previsto no edital de licitação.

Sem falar que também permite traçar uma boa estratégia para elaborar melhor uma proposta. Tendo assim mais chances de ganhar a licitação.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabia que, além das nacionais, também existem licitações internacionais? A seguir, vamos explicar um pouco sobre esse tipo de certame, seus procedimentos e tudo o que você precisa saber para que