Edital de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia. Fique Atento!

Você gostaria de participar de licitações de obras e serviços de engenharia, mas não consegue entender os editais?

Tem vontade de saber como ganhar licitações, mas ainda se sente inseguro só de ver a complexidade de um edital de licitação de obras e serviços de engenharia?

Pois saiba que não é tão difícil assim. Os editais desse tipo de serviço são bem menos complicados do que parecem.

Basta ficar atento aos detalhes que você terá grandes resultados em suas licitações.

Continue lendo para entender tudo desse assunto!

Tudo começa com o edital. Será?

Se você costuma acompanhar as licitações abertas no país, já deve ter observado que o primeiro passo nesses processos, é a abertura do edital.

É a partir da publicação desse documento que as pessoas ficam sabendo sobre o objeto a ser licitado, a data da abertura do processo e os critérios de participação.

Mas será que é bem assim?

O que as pessoas não costumam saber é que o edital obedece às regras da legislação referente à modalidade e ao tipo de licitação que se quer empreender.

Ou seja, tudo o que está no edital, deve ser ditado por lei. Pela Lei de Licitação, a nº 8666 e também pelas normas complementares que regem os processos licitatórios. 

No caso do edital de obras e serviços de engenharia, algumas regras devem ser seguidas.

Portanto, participar desse tipo de licitação requer conhecimento, para poder entender bem o edital.

É o que veremos a seguir!

O que eu vou encontrar num edital de licitação de obras e serviços de engenharia

Neste sentido, é bom ficar ligado, não somente para cumprir todos os requisitos apresentados no edital, mas também para impedir que empresas que não atendam aos critérios da licitação sejam classificadas.

No caso da licitação de obras e serviços de engenharia, a modalidade mais comum utilizada é a concorrência, principalmente se o volume de compras superar o valor de R$1,5 milhão.

É o que fala a lei nº 8.666. Segundo a legislação, obras e serviços de engenharia, em contratos de acima de R$1,5 milhão devem ser pautados na modalidade Concorrência.

Os editais dessa modalidade são de ampla participação e têm regras exigentes desde a etapa de habilitação até a assinatura do contrato.

O tipo de licitação também está previsto no edital. Neste caso, podendo ser menor preço, melhor técnica ou técnica e preço, dependendo do objeto a ser licitado.

Aspectos importantes de um edital de licitação de obras e serviços de engenharia

Alguns aspectos não devem ser esquecidos por quem vai participar de uma licitação. O edital determina data, horário e local das sessões. Sendo que esses critérios são seguidos à risca pelas comissões.

Não custa nada ficar atento!

Anexos como Termos de Referência, Projeto Básico ou Projeto Executivo, Minuta de Contrato, Modelo de Declarações e Documentos Complementares, assim como Local de Entrega do Produto e de Execução dos Serviços também fazem parte do edital. E são determinantes para o sucesso da participação em licitações.

Viu como é fácil?

Na verdade é só ler atentamente o edital e seguir à risca os critérios estabelecidos neste documento.

Também é necessário estar antenado às estratégias que o mercado tem usado para aumentar a competitividade em licitações.

O software da Joinsy é um dos mais avançados do mercado na atualidade. E pode fazer você ir bem mais longe quando o assunto é contrato público.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo