Diferença entre Compras Públicas e Privadas

  • 1 de dezembro de 2021

Você está buscando conhecimento, e se deparou com as compras privadas, mas não entendeu exatamente o que é como isso pode ser um aliado da sua empresa ou então, até sabe o que é, mas restam algumas dúvidas acerca do assunto. Então preparamos esse artigo para te ajudar, trazer mais clareza sobre o que são e fazer uma breve comparação entre compras públicas e privadas.

Queremos simplificar para você! Continue a leitura e saiba mais.

Compras Públicas x Compras Privadas

Primeiro, é importante entender o que são compras públicas. 

Ora, quando a Administração Pública identifica a necessidade de adquirir um produto ou serviço, se faz necessário realizar uma compra pública, e esta é feita através de licitação.

E de forma simples, licitação é o processo onde a administração pública faz análise de propostas de produto ou serviço que deseja adquirir e ao finalizar o processo, é decidido qual empresa será contratada para fornecer o que a administração precisa.

Lembrando que a licitação pública busca sempre escolher a proposta mais vantajosa para os órgãos públicos, tanto em qualidade como em preço. 

A licitação pública é extremamente benéfica e vamos te mostrar alguns dos pontos positivos em se utilizar das licitações para certa aquisição.

O primeiro é que a oportunidade para apresentar propostas deve ser estendida ao maior número de pessoas possível, possibilitando ampla participação dos interessados.

Ou seja, o processo licitatório deve ser aberto a todos, o que se baseia nos princípios da Isonomia e Igualdade, evitando que algumas pessoas tenham privilégios em um processo licitatório.

Sendo assim, deve ser dado tratamento igualitário a todos os interessados em fornecer seus produtos ou serviços para órgãos públicos.

Além disso, tanto o edital quanto todo o procedimento devem ser públicos e acessíveis aos interessados, de acordo com o princípio da Publicidade que favorece a participação e também o ingresso mais democrático neste mercado, permitindo a concorrência de todos.

Outra vantagem, é que em uma licitação pública a margem para surpresas é mínima pois todos os critérios de decisão devem estar previamente detalhados e estabelecidos no edital.

Que é o documento onde esses pontos são determinados, para que não haja possibilidades de interpretações amplas durante o processo licitatório.

Sem mencionar que todo o processo deve estar comprometido com as regras básicas da boa administração, além de valores essenciais como a ética.

Pode-se dizer que o ponto onde mais se observa vantagem para a administração pública é a economia, que além de ser um dos princípios da gestão pública, é o objetivo da licitação pública.

Vence aquele que apresenta a opção mais vantajosa para a administração, com a melhor qualidade e o menor preço, e por isso a concorrência é estimulada e incentivada, para que se alcance um melhor negócio ao realizar uma compra pública.

Além dos diversos princípios existentes que regem as licitações públicas, favorecendo a democracia e trazendo segurança para os participantes.

Como você pode observar, existem muitas vantagens nas licitações públicas, além de estar comprovado que é um modelo de aquisição de produtos que funciona e traz inúmeros benefícios para os envolvidos.

Então não é grande surpresa que as empresas privadas viram com bons olhos o processo licitatório, e no âmbito das compras privadas, surgiu-se então as cotações privadas.

Então compra privada, no sentido que estamos nesse artigo se refere a empresas privadas que se utilizam de um modelo de processo ora feito pela administração pública, por conta de suas diversas vantagens.

Do mesmo modo que a licitação pública, a cotação privada realiza pregões eletrônicos e pregões presenciais para encontrar o melhor fornecedor.

Sendo uma modalidade de contratação incorporada por empresas que desejam alcançar o maior número de ofertas para os produtos e serviços que querem adquirir.

Como já comentamos, quanto maior a concorrência, surge mais competitividade, trazendo vantagens tanto para a empresa contratante quanto para a empresa contratada.

Então a compra privada ou cotação privada é uma alternativa para o procedimento comum de contratação, que amplia as opções de potenciais fornecedores.

Além disso, através dessa estratégia as empresas privadas perceberam que isso torna o processo mais impessoal, e poupa o quadro de funcionários, além de realizar suas compras com vantagens excepcionais.

Importante mencionar que as compras públicas, realizadas através de licitações são regulamentadas por Lei, e possui dentre outras, a Nova Lei de Licitação – Lei nº 14.133/2021 que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas.

Já as compras privadas são diferentes, a cotação privada não está submetida a essa Lei e nem às demais, como a Lei do Pregão por exemplo, pois não é originada de órgão público, então a empresa que estiver contratando pode decidir quais os critérios que adotará para realização da cotação.

Mas, em regra, o seu procedimento é semelhante ao da licitação pública, onde a empresa que busca contratar elabora e disponibiliza o edital de convocação.

Onde é disponibilizado o objeto da cotação e os critérios de julgamento das propostas, prazos, condições do contrato, cláusulas para inadimplência e outras especificações.

E apesar das compras públicas não estarem submetidas a Leis, como acontece nas compras públicas, isso não significa que em cotações privadas o processo pode ser conduzido de forma irresponsável.

Assim como nas licitações públicas, ao realizar uma cotação privada a empresa fica obrigada a contratar o fornecedor que ficar em primeiro lugar, e passou na fase da habilitação, se tornando vencedor do processo.

E claro, também são inúmeras as vantagens de uma empresa privada utilizar a cotação como forma de aquisição de produtos e serviços, pois é um processo justo e impessoal.

Além de reunir um número maior de interessados em oferecer seu produto ou serviço, o que garante a contratação do fornecedor que realmente apresenta maior vantagem.

Imagine que uma empresa deseja adquirir certo produto, então seus funcionários entram em contato com diversos fornecedores, a fim de realizar cotações para decidir qual empresa será contratada, medindo as vantagens.

Esse processo demanda tempo, recursos e muitas vezes não tem o mesmo alcance do que fazer o contrário, através de um processo organizado já estipular qual produto ou serviço deseja, bem como demais especificações e deixar que os interessados apresentem suas propostas, o que incentiva a competitividade, gerando mais vantagens e otimiza o tempo da empresa contratante.

E para você fornecedor, participar de compras privadas também é muito vantajoso pois se obtém a oportunidade de fechar contratos com empresas grandes e variadas, através de um processo justo e transparente, e não só com a Administração Pública.

Em linhas gerais, o mercado como um todo é favorecido com essa forma de contratação, seja no âmbito das compras públicas ou privadas.

Como a Joinsy pode te ajudar!

Pelo que analisamos até aqui, você já está mais por dentro e sabe o que são as compras públicas e privadas.

E como fornecedor você tem a oportunidade de obter lucros também no mercado de compras privadas, mas para isso é preciso ficar por dentro dos portais privados e saber dos processos que estão acontecendo.

Mas como encontrar essas oportunidades?

Dúvidas como onde acessar e ficar sabendo de licitações e compras privadas, são comuns e para isso temos uma ótima notícia: A Joinsy faz este trabalho para você! 

Nós oferecemos oportunidades públicas e privadas, incluindo estrangeiras, acesso a mais compradores, e informações de vários portais para ter os melhores resultados para sua empresa.

Conte conosco para facilitar seu acesso e participação nas mais diversas licitações!