Dia do Licitante – 3 dicas infalíveis para o sucesso

Se você chegou até aqui, imaginamos que já faça parte ou esteja interessado no ramo das licitações públicas, e queremos te dar 3 dicas infalíveis para o sucesso.

De forma breve, licitações públicas são utilizadas pelos órgãos públicos para adquirir bens e serviços para a administração pública, visando a contratação mais vantajosa para si. 

Os interessados que participam das licitações são chamados de licitantes e existe uma data especial para celebrar esse papel tão importante.

Dia 16 de janeiro é o dia do licitante, onde parabenizamos todas as empresas e indivíduos que ingressam nos processos licitatórios diariamente.

Essa data serve também para lembrarmos o quão fundamentais são os fornecedores, que fazem com que as contratações públicas sejam possíveis e consequentemente, auxiliam a atender o interesse público.

E como forma de homenagear os licitantes, separamos algumas dicas que com certeza, farão toda diferença nos processos licitatórios que participar.

Ficou curioso? Continue a leitura e saiba quais são essas dicas valiosas que farão de você um licitante de sucesso.

Conheça o seu negócio

A primeira dica é: conheça seu negócio! Nesse momento você pode estar se perguntando o que queremos dizer com isso e é simples.

Um bom licitante conhece sua empresa, seu nicho e está ciente de suas capacidades como fornecedor.

Tais características são primordiais, pois como é possível escolher as licitações que deseja participar, se o licitante não sabe algo como qual a capacidade de produção de certo produto que sua empresa possui?

Como você já deve saber, licitação é um processo dentro do âmbito da administração pública que analisa propostas de produtos ou serviços. Ao final dele é decidido qual empresa será contratada para fornecer o que a administração precisa.

Isso significa que quando um órgão público sente a necessidade de adquirir um produto ou serviço, o meio pelo qual ele realiza essa compra é uma licitação pública.

A licitação busca escolher qual proposta é mais vantajosa para os órgãos públicos, tanto em qualidade como em preço. A oportunidade para apresentar propostas deve ser estendida ao maior número de pessoas possível, pois quanto mais participantes houver melhor é, pois gera concorrência.

Mas de nada adianta ter inúmeras oportunidades e não conhecer o seu próprio negócio. Algumas questões devem ser levantadas, como qual é seu alvo?

Será que o que você deseja fornecer está alinhado com o que a sua empresa, de fato, pode produzir? 

Até onde você pode reduzir o preço de um produto ou serviço para vencer uma licitação sem ter prejuízo ou o contrato se tornar inexequível?

Se você sabe responder essas questões facilmente, parabéns! Isso significa que está no caminho certo e está ciente das capacidades e limitações do seu negócio.

Caso ainda não esteja muito seguro, é importante buscar conhecer mais de sua empresa pensando como licitante. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar!

Fique atento aos Editais de Convocação

A segunda dica que separamos é referente ao edital.

É muito importante que um licitante entenda a importância do instrumento convocatório, conhecido também como edital. Pois erros como perda dos prazos de impugnação, por exemplo, acontecem frequentemente.

Imagine que você está prestes a jogar um jogo importante, que pode lhe trazer muitos benefícios e alguém lhe oferece um documento com todas as regras necessárias para vencer. Por acaso, você recusaria? Obviamente não. Pelo contrário, leria com todo cuidado para cumprir todas as regras e sair vitorioso.

E é justamente por isso que para ser um bom licitante, é preciso valorizar o edital, pois é nele que estão presentes as regras dos processos licitatórios. 

O edital é o documento que contém informações valiosas como quais são os documentos necessários para habilitação, forma de pagamento e entrega, todos os prazos e informações sobre o objeto que está sendo licitado.

Muitos participantes cometem o erro de analisar o edital pouquíssimo tempo antes da licitação, ou ainda, nem fazem essa leitura mais detalhada.

Querer participar de uma licitação sem ler esse documento é irresponsável e pode prejudicar sua empresa, pois também existem penalidades.

Ficar atento ao edital pode parecer algo simples, mas com certeza o licitante que seguir essa dica estará mais próximo do sucesso e de conseguir vender para o governo.

Lembre-se que fazer a leitura completa do edital com antecedência é um item de extrema importância para quem deseja ser um bom licitante e ser bem sucedido nas licitações.

Agora talvez você queira saber, onde encontrar esses editais que tanto falamos? E pensando nisso, preparamos a última dica infalível para o seu sucesso nas licitações.

Conte com a Joinsy!

Finalmente chegamos a terceira dica infalível, que com certeza te levará ao sucesso.

Até o momento vimos que as licitações são uma forma eficiente e vantajosa de adquirir bens e serviços, para ambos os lados. Mas agora você pode estar se perguntando, onde e como ficar sabendo dessas oportunidades?

Um bom licitante é bem amparado e conta com ferramentas que aumentam suas chances de vencer as licitações.

Se você chegou aqui, significa que está interessado em ser bem sucedido nas licitações e deseja saber onde estão as melhores oportunidades para sua empresa, e temos uma ótima notícia, a Joinsy faz este trabalho para você!

Somos uma empresa dedicada ao ramo das licitações, oferecemos oportunidades públicas e privadas. Conosco você terá acesso a mais compradores e a informações de vários portais de compras. 

Com a Joinsy, as oportunidades de negócio estarão disponíveis para você, garantindo crescimento no faturamento da sua empresa! Sem falar de todo suporte que você recebe ao fazer parte do nosso time.

Ao se cadastrar você preenche o perfil de sua empresa, escolhendo os filtros de pesquisa de acordo com sua necessidade e então, é avisado diariamente de todas as licitações que estão acontecendo conforme os padrões que selecionou e demonstrou interesse.

Conte com a nossa equipe, nosso desejo é que você siga nossas dicas e comece já a lucrar com oportunidades em licitações públicas.

Conclusão

Queremos parabenizar a todos os licitantes que diariamente, agarram as oportunidades e vão em busca dos seus sonhos.

Se você deseja ser um bom licitante e obter lucro para sua empresa, saiba que é possível e estamos aqui para facilitar essa jornada para você.

Em nossa plataforma oferecemos oportunidades públicas e privadas, acesso a mais compradores, e informações de vários portais para ter os melhores resultados para sua empresa. 

Então, não perca mais tempo! Conte conosco para facilitar seu acesso e participação nas mais diversas licitações.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo