Como um Portal de Licitações Pode Ajudar Você a Aproveitar Oportunidades

Você sabia como um portal de licitações pode te levar a alcançar bons resultados nos certames? Você sabe exatamente o que uma plataforma dessas pode te oferecer?

Se você nem mesmo sabe o que é um portal de licitações, não se apavore.

Nós fizemos este artigo justamente para te ajudar a entender esse universo para poder buscar o que de melhor um portal de licitações pode te oferecer.

Este artigo vai te mostrar, inclusive que existem muitas oportunidades que podem e devem ser aproveitadas por fornecedores como você. Que gostariam de estar mais preparados para participar e vencer processos licitatórios.

Continue lendo para entender melhor!

É fácil vencer licitações?

É de consenso geral que vencer licitações não é uma tarefa fácil. Inclusive muitos fornecedores deixam de tentar entrar no universo lucrativo das licitações, por acharem que aquilo não é para eles.

Porque, que licitação é um negócio bastante atraente todo mundo sabe.

Um bom contrato com um órgão público agrega, não somente valores econômicos para as empresas.

Contratantes com o governo alcançam visibilidade, estabilidade financeira, além da consolidação de sua marca no mercado.

E qual a forma mais comum de se fechar contratos com o governo?

É a licitação.

Isso porque é definido por lei que todas as aquisições públicas devem ser feitas por meio de licitação.

A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal de 1988, já falava sobre isso. Segundo a lei, todos os órgãos da administração pública devem obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A Constituição fala ainda que esses princípios devem reger todas as compras públicas e obras, serviços, compras e alienações do poder público devem ser contratados mediante licitação pública.

Isso vale para a administração direta e indireta de qualquer um dos poderes, União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Neste processo, deve ser assegurada a igualdade de condições a todos os fornecedores concorrentes. Ou seja, empresas de todo o país, de qualquer porte ou segmento tem a oportunidade de vender seus produtos ou serviços para o governo, em todo o país.

Como um Portal de licitações pode ajudar

Ainda não existem pesquisas sobre esse assunto. Mas a prática em certames confirma que a informação é o maior patrimônio dos licitantes.

E é elemento comum a vencedores dos principais processos no Brasil nos últimos tempos.

Conhecer as leis, com suas mais recentes alterações, é imprescindível. Não somente apresentar uma proposta coerentes com os conceitos legais, mas também para saber se posicionar em relação às particularidades do certame.

Mas não é só isso.

Existem vários outros aspectos da licitação que deve ser de conhecimento dos participantes.

Um bom portal de licitações é uma fonte importante de conhecimento.

Sem esquecer da questão dos softwares. Um portal que favorece a participação em licitações, aponta para este dispositivo que realmente faz a diferença nos resultados dos certames.

Os softwares de licitação têm sido amplamente utilizados e os de melhor qualidade são uma base de dados completa para quem quer obter bons resultados em licitações.

Esses sistemas permitem saber, em tempo real, quais licitações estão em andamento no país.

Além disso, oferecem informações sobre o comportamento do mercado, ramos de atuação, palavras-chave, dispersão geográfica e perfil de compradores e fornecedores.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você sabia que, além das nacionais, também existem licitações internacionais? A seguir, vamos explicar um pouco sobre esse tipo de certame, seus procedimentos e tudo o que você precisa saber para que