Como reduzir riscos ao participar de uma licitação

Certamente se você chegou até esse conteúdo, está interessado em saber mais sobre o ramo das licitações. Neste artigo falaremos sobre como reduzir os riscos ao participar de uma licitação.

Sabe-se que o governo brasileiro, mais especificamente a Administração Pública é o maior comprador nacional atualmente. Pois independentemente do momento econômico que o país se encontra, o governo continua adquirindo produtos e serviços.

É por esse e outros motivos que participar de licitações é extremamente vantajoso, então para que você aproveite e se beneficie ainda mais com isso, preparamos algumas dicas para reduzir os riscos de ingressar nesse ramo.

Pois sim, apesar de haver muitas vantagens, existem riscos. Como por exemplo, se algo não ocorrer como esperado na execução das atividades, os custos podem ser elevados, retirando a vantagem que seria obtida com tal contrato.

Mas não se preocupe, conte com a Joinsy para facilitar sua vida, então acompanhe com atenção as dicas que disponibilizamos.

Porque existem riscos?

Você pode estar se perguntando se realmente existe algum risco ao participar de uma licitação e a resposta é sim.

Acontece que em todos os ramos existem riscos, principalmente quando estamos abordando atividades que envolvem um negócio.

Nas licitações não é diferente, e infelizmente uma ação não planejada pode causar graves prejuízos.

Vamos te dar um exemplo: Imagine que certa empresa envia uma proposta com um valor muito baixo pois quer vencer o certame a todo custo. Essa empresa então, vence a licitação e percebe que o valor que propôs não cobre os gastos para fornecer tal produto ou serviço. Isso pode gerar penalidades e na pior das hipóteses até falir a empresa, em razão de um prejuízo gigantesco.

Então agora que você já está ciente dos riscos, vamos focar em como reduzi-los. Para isso, voce deve analisar alguns pontos antes de decidir participar de uma licitação.

Como reduzir os riscos de uma licitação

De modo geral, em primeiro lugar é essencial entender a licitação.

Você precisa saber do que se trata, qual o objeto do certame, entre outras informações muito importantes.

Além de possuir os cadastros atualizados, ter a documentação em dia, existem outras medidas que devem ser tomadas para facilitar sua experiência ao participar de uma licitação e então, fechar um contrato com a Administração Pública.

Então separamos duas principais dicas que vão te auxiliar a reduzir os riscos ao participar de um processo licitatório, continue a leitura e acompanhe!

Analise o edital com atenção

Pode-se dizer que o edital é a parte mais importante de uma licitação, é ele que dita todas as regras para aquela disputa.

Como já mencionamos, é no edital que estão reunidas as informações necessárias para que um interessado verifique se tem condições de participar do processo licitatório.

Alguns exemplos dessas informações são os valores, normas, prazos gerais e de entrega, penalidades e multas.

Ou seja, você reduz um risco quando sabe exatamente o que a outra parte está buscando, bem como as condições desse possível contrato, pois esses fatores estão diretamente ligados aos níveis de risco na participação de uma licitação.

Ao analisar o edital, é necessário ter atenção e realmente verificar se participar dessa disputa seria interessante para sua empresa e ainda, se você possui capacidade para tal, analisando inclusive os documentos solicitados pelo órgão.

Participar de um processo licitatório sabendo que não está de acordo com o previsto no edital não traz vantagem alguma, pelo contrário, o tempo e energia gastos para participar do mesmo serão em vão.

Por isso, a primeira atitude a ser tomada ao encontrar uma licitação que lhe pareça interessante é ler e analisar o edital com atenção.

Há casos onde juntamente com o edital o órgão disponibiliza alguns anexos, que normalmente trazem informações adicionais e especificações referentes ao objeto da licitação.

Esse documento também deve ser observado com atenção, pois tem grande importância e não deve ser ignorado.

Verifique a viabilidade de fornecer o produto ou serviço

Essa dica tem muito a ver com ser honesto consigo mesmo e com a real capacidade da sua empresa.

Como assim? Nós te explicamos!

Por muitas vezes ao encontrar uma licitação que parece vantajosa, a empresa participa sem saber se realmente é viável entregar aquele produto ou serviço e pode se prejudicar.

Então, pensando em reduzir os riscos de uma licitação é preciso analisar a capacidade que a empresa tem de produzir e entregar o produto dentro do prazo estabelecido no edital, pois muitas vezes os mesmos são curtos e não os cumprir pode acarretar penalidades e gerar multas.

Outro ponto é analisar todos os custos envolvidos na produção e entrega, como transporte por exemplo.

Atualmente, através dos portais de compra online, se tornou comum e facilitou a participação de licitações em todo o país, então fatores como transporte do produto para o órgão que promoveu a licitação devem ser levados em consideração.

Já sobre a proposta é muito importante que seja feita de forma bem pensada e com seriedade, por isso analise o preço mínimo para oferta que foi estabelecido no edital, se com esse custo sua empresa consegue cobrir os custos para a produção do objeto licitado.

E ainda, verifique também qual seria a margem de lucro e o fluxo de caixa, caso sua empresa vença o certame e feche o um contrato com o órgão.

De modo geral, avalie também se o tamanho da licitação está compatível com o porte de sua empresa, para não comprometer toda a produção geral da empresa com apenas uma licitação.

Leve em conta fatores que buscam manter a saúde financeira de sua empresa. Um exemplo é ter em mente que o órgão pode atrasar com os pagamentos, então pense como a sua empresa reagiria? Seria capaz de continuar funcionando ou seria um grande problema?

Como você pode observar, não há fórmula pronta para reduzir totalmente os riscos de uma licitação.

É preciso analisar caso a caso, pois são muitos pontos a serem observados e um simples detalhe pode levar sua empresa ao sucesso em um certame ou te livrar de um prejuízo futuramente.

Empresas que se preocupam com isso e buscam minimizar os riscos, com certeza tem mais chances de alcançar o sucesso no ramo das licitações.

Conclusão

Essas instruções podem te salvar de complicações futuras, então tente colocá-las em prática.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil, e caso tenha alguma dúvida nos envie que faremos o possível para esclarecer.

Faça hoje mesmo seu cadastro gratuito em nossa plataforma, e nos deixe facilitar sua vida.

A Joinsy é uma empresa especializada em licitações, que te auxiliará em todos os momentos do processo licitatório, então não perca tempo e venha fazer parte!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo