Como organizar melhor o controle do processo licitatório

Hoje vamos tratar de um conteúdo essencial que fará toda diferença na sua participação nos certames: dicas de como organizar melhor seu processo licitatório.

Afinal, dicas são sempre bem vindas, não é mesmo? 

Então a seguir, citaremos 3 dicas importantíssimas  para que você fique mais perto de alcançar o sucesso da sua empresa.

Vamos lá?

FIQUE ATENTO AO EDITAL

A primeira dica para organizar seu processo licitatório é sobre o instrumento convocatório do certame, ou seja, o edital da licitação.

Ser surpreendido quando falamos de licitação normalmente não é algo que desejamos, pois ao participar de uma licitação quanto mais certeza e mais seguro estiver melhor é.

E existe um modo de evitar surpresas indesejadas: ficar atento ao edital.

A princípio pode parecer uma dica simples, mas é de extrema importância, pois o edital é o que rege todo o processo licitatório.

Em outras palavras, é ele quem dita as regras para o bom andamento da licitação e traz também detalhes sobre o produto ou serviço que será contratado.

O edital é a parte mais importante da licitação, e na maioria das vezes é um documento extenso, recheado de informações que você precisa saber para ter mais chances de alcançar a vitória na licitação.

Além do edital em si, por muitas vezes o órgão que está promovendo a licitação disponibiliza alguns anexos, que trazem mais informações referentes ao objeto que se deseja contratar.

Nesse sentido, é importante também mencionar o anexo chamado termo de referência, que além de trazer detalhes sobre o produto ou serviço contratado, pode trazer em si os prazos, dados de entrega, como será o pagamento e as especificações técnicas também.

Ler o edital com atenção é o primeiro passo ao se interessar em uma licitação e essa análise é crucial para saber se sua empresa está apta e tem o que é necessário para participar da disputa.

Lembre-se que um participante atencioso, que se atenta às informações tem mais chance de ser sucesso nas licitações em que fizer parte.

ORGANIZE SEUS DOCUMENTOS

Diariamente presenciamos casos onde a empresa é escolhida como vencedora, mas no momento de apresentar os documentos para que sejam analisados acontece algum problema e impede que o participante tenha sucesso na licitação e consiga fechar o contrato com a administração pública. Isso porque, provavelmente, houve falha na hora de organizar o processo licitatório.

Ficar atento à documentação é de grande importância pois a lista de documentos exigidos nas licitações não é a mesma para todos os processos.

Infelizmente os que estão começando nesse ramo podem pensar que como são muitas empresas participando, os documentos não serão analisados minuciosamente e acabam por enviar documentos que sabem não estar totalmente de acordo com o edital. 

O problema disso é que esse pensamento além de estar incorreto pode te prejudicar, pois normalmente o órgão analisa sim todos os documentos e verifica se estão de acordo com o estabelecido no edital. 

E ainda, mesmo quando o órgão aceita, muitas vezes os demais concorrentes apresentam recursos contra a habilitação e documentação de certo participante, alegando inconformidade com o edital e esse participante é inabilitado, perdendo a chance de fechar um contrato com o órgão, que seria muito benéfico para sua empresa. 

Portanto, a primeira coisa quando se tem interesse em participar de uma licitação é estudar o edital, verificar se sua empresa possui todos os documentos elencados no edital, pois caso não tenha capacidade de obtê-los é recomendável que não se habilite para participar, pois é provável que o resultado seja negativo.

CONTE COM A TECNOLOGIA A SEU FAVOR (ou com a Joinsy) 

É isso mesmo, a última dica e mais importante sobre como organizar seu processo licitatório é essa, para que você use a tecnologia a seu favor.

A Joinsy é uma empresa especializada em licitações, ou seja, nós sabemos te auxiliar em todas as fases e tirar suas dúvidas relacionadas ao processo licitatório.

Com a ferramenta que a Joinsy proporciona, você consegue aproveitar o processo e ter melhores resultados nas licitações, pois seu foco fica em enviar uma proposta vantajosa, por exemplo, e não com outros assuntos que conseguimos resolver por você.

Para que você entenda melhor, em nossa plataforma possuímos um software que realiza várias ações que tem o objetivo de facilitar a vida dos licitantes.

São muitas funcionalidades que você tem acesso, uma delas é para facilitar a organização de documentos, que é de extrema importância como já falamos anteriormente.

Outra função fantástica é a captação de editais, mas o que isso significa?

Nossa plataforma capta e reúne os editais de licitação por áreas de interesse, ou seja, você coloca os filtros de acordo com a sua área de atuação e as licitações que se encaixarem nas suas especificações serão enviadas para você.

Então não será mais preciso correr atrás para descobrir licitações que são do seu interesse, pois a Joinsy faz essa captação por você e te avisa!

Ainda,  é possível acompanhar o chat dos pregoeiros e quem já participa de licitações sabe o quanto isso pode ser confuso e gerar dúvidas. 

Muitas vezes no chat o pregoeiro estipula prazos fatais, que se não cumpridos podem inabilitar, desclassificar ou penalizar sua empresa, e com a Joinsy você não perderá mais os prazos.

Além de todos esses benefícios, possuímos uma equipe dedicada a sanar suas dúvidas. O que é super comum quando se participa de uma licitação, ter dúvidas sobre um item do edital por exemplo, e com a Joinsy basta enviar seu questionamento para nossa equipe que faremos o possível para esclarecer.

São inúmeros os benefícios e facilidades que você obtém acesso e consegue fazer da plataforma da Joinsy!

Então não perca tempo, hoje mesmo faça um cadastro gratuito e comece a experimentar os benefícios que isso trará para sua empresa. 

Conclusão 

O processo licitatório com certeza ficará mais fácil se você aplicar essas dicas no seu dia a dia.

É importante se atentar ao edital pois é ele que rege a licitação, trazendo todas as informações necessárias para sua participação.

Lembre-se também de reunir e manter seus documentos sempre organizados e atualizados, conforme disposto no edital.

E saiba que o objetivo da Joinsy é facilitar sua vida e te aproximar da vitória! 

Por isso, conte conosco e tenha a tecnologia a seu favor, faça um cadastro gratuito e se surpreenda com o quanto facilitará sua vida.

Somos a maior empresa especializada na divulgação de licitações e estamos ansiosos para te ajudar!

#dicas #licitação #processolicitatório

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo