Como fazer cadastro de fornecedor no BEC?

Você já ouviu falar do BEC? Caso ainda não saiba, ou se tem alguma dúvida sobre como fazer o cadastro no BEC, fique com a gente que vamos te explicar!

Dúvidas acerca desse assunto tem sido muito comum, portanto, decidimos trazer esse artigo para esclarecer e te ajudar a saber mais sobre esse portal.

No momento atual, em razão à crise de saúde pública gerada pela covid-19, muitos têm se preocupado em encontrar meios alternativos para continuar vendendo e faturando, pois infelizmente houveram diversas consequências negativas nas atividades econômicas.

Apresentamos aqui então, como uma opção participar dos leilões de compras públicas do governo do Estado de São Paulo, que acontece através da Bolsa Eletrônica de Compras, conhecido como BEC/SP.

O Estado de São Paulo é uma grande potência, por ser o maior estado economicamente falando, e gerar milhares de processos licitatórios.

Além disso, outros órgãos e municípios também utilizam o BEC para fazer suas compras, isso faz com que o número de licitações que você terá acesso seja maior.

Ou seja, é extremamente vantajoso participar dessas licitações promovidas via BEC. 

O que é o BEC?

Afinal, o que realmente é o BEC? 

Caso você já tenha se perguntado isso, está no lugar certo, pois vamos te responder e explicar de um jeito simplificado.

Como já mencionamos, BEC significa Bolsa Eletrônica de Compras do governo do Estado de São Paulo e é um portal de compras online.

É um ambiente eletrônico de negociações para aquisição de bens e serviços. Ou seja, o governo realiza licitações de forma totalmente digital, através desse portal para realizar suas compras.

O que é extremamente vantajoso, pois como acontece online, permite que outras empresas que não sejam de São Paulo participem, por exemplo. 

Isso estimula a competitividade e igualdade, pois em um único portal são reunidos milhares de fornecedores, tendo as mesmas condições, com normas comuns a todos.

O objetivo desse portal é selecionar a proposta que possua maior vantagem, sempre buscando a economia do dinheiro público e seguindo as normas de compras governamentais.

Atualmente no BEC a modalidade de licitação mais utilizada é o pregão eletrônico, que é regulamentado pela Lei Federal nº 10.024/2019.

Quem deve se cadastrar?

É importante mencionar que o BEC não é apenas um portal onde são realizadas compras, mas tem sido considerado uma importante ferramenta de oportunidades de contratações e desenvolvimento de empresas.

Então devem se cadastrar os interessados em fornecer bens ou prestar serviços para a Administração Pública do Estado de São Paulo (ou eventualmente outros Estados) e cuja atividade seja a Indústria e/ou Comércio ou a Indústria e/ou Comércio e Prestação de Serviços ao mesmo tempo ou apenas a Prestação de Serviços.

E para ter acesso às licitações promovidas através do BEC, é necessário realizar um cadastro, e, portanto, disponibilizamos algumas dicas sobre esse cadastro como fornecedor para te ajudar.

Como realizar o cadastro

Se você tem interesse em se credenciar no BEC e ser fornecedor do governo, essa parte é para você.

Vamos lá! 

A primeira coisa que você precisa saber para não ficar confuso é que o cadastro no BEC é feito através do sistema Caufesp.

Mas o que é isso?

Caufesp significa Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo, está localizado dentro do próprio portal e é integrado à ele.

De forma bem simples e objetiva, preparamos um passo a passo, para te ajudar nesse processo de cadastramento.

Primeiro, acesse o site https://www.bec.sp.gov.br/BECSP/Home/Home.aspx

Ao entrar no portal do BEC, você deve clicar no item “Caufesp”. 

Então, no tipo de empresa selecione uma das opções: Empresa Nacional, estrangeira ou estrangeira que não funciona no Brasil. 

Após isso, leia com atenção a orientação para o início do cadastro e dê o aceite da declaração, declarando conhecer e aceitar as Orientações para Cadastramento e Atualizações posteriores no Sistema Caufesp e clique em “ok”.

Para iniciar o cadastro, clique em “Cadastrar Novo Usuário”, preencha todas as informações – dados do responsável pela empresa e escolha uma senha.

Clique em “Fornecedor”, depois inclua seu login e senha que cadastrou e dê o aceite no termo de responsabilidade.

Agora, clique em “Novo Cadastro”, complete os dados da sua empresa, conforme for requisitado e preencha o pré cadastro.

Escolha a opção PJ e Registro Cadastral Simplificado (RCS) e complete com seus dados.

Então, escolha a atividade e o departamento onde você irá entregar os documentos para concluir seu cadastro.

Preencha todos os itens com os dados cadastrais e envie para o Secretaria da Fazenda e Planejamento pelo e-mail: entidadesconveniadas@fazenda.sp.gov.br.

Após o envio, o órgão responsável irá analisar a documentação e conferir com as informações indicadas no sistema e por fim, irá proceder à aprovação do cadastro. 

Uma vez aprovado, pronto! 

Você estará apto e já poderá operar no BEC, utilizando seu usuário e senha para ter acesso às licitações eletrônicas, com a possibilidade de vencer muitos certames e consequentemente, aumentar os lucros da sua empresa. 

É pago para se cadastrar?

Atualmente, no ramo das licitações existem muitos sites/portais de compras online, inclusive alguns que em certos aspectos são similares a Bolsa Eletrônica de Compras do governo do Estado de São Paulo.

E muitos desses portais são pagos, como por exemplo o Portal de Compras Públicas, e surge então a dúvida, para realizar o cadastro como fornecedor no BEC é preciso pagar?

Felizmente a resposta é não, o cadastro neste portal é totalmente gratuito!

Não se deixe enganar, muitos sites tentam se passar pelo portal oficial e prometem realizar seu cadastro por uma quantia X, mas lembre-se que o cadastro no BEC é gratuito e não há nenhuma taxa.

A não ser que esse site não oficial esteja cobrando pelo serviço de realizar o cadastro por você, mas é importante o alerta e que você tenha todas as informações verdadeiras para tomar qualquer decisão.

Como ficar sabendo de licitações no BEC?

Até aqui você já viu o que é o BEC e como se cadastrar, além de outras dicas valiosas, mas chegamos na melhor parte.

Você sabia que existe um jeito de ser avisado de todas as licitações para sua área?

Nós, da Joinsy, oferecemos esse serviço para sua empresa!

Reunimos e te avisamos de todas as licitações da sua área no BEC e não só isso, como também buscamos todas as licitações públicas e privadas dos principais portais de compras que existem atualmente.

Conclusão

Mais simples do que parece, não é mesmo?

Se ainda restou alguma dúvida nos envie nos comentários e faremos o possível para te ajudar.

Sabemos que existem diversos detalhes e informações importantes, mas não se preocupe, nosso papel é facilitar sua vida.

Nós, da Joinsy, queremos te ajudar nesse processo de aprendizagem.

Ao se tornar nosso cliente, você ganha livre acesso ao nosso time de apoio para tirar suas dúvidas referentes ao ramo das licitações.

Não perca tempo, se prepare cada vez mais e fique mais perto de obter sucesso em sua empresa.

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